No dia 12 de dezembro de 2018 ocorrerá o Festival Matemática e Arte, na Universidade Federal do Pará. O Festival é uma iniciativa dos alunos e colaboradores da disciplina Matemática e Arte, do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), mestrado profissional que faz parte do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da UFPA.

O Festival é um encontro que nasce para promover a divulgação e popularização das atividades desenvolvidas na disciplina, com a finalidade de incentivar e estimular a criatividade e a inovação no ensino superior. O evento também visa promover uma imersão nas reflexões e perspectivas desenhadas na disciplina Matemática e Arte, provocando rupturas no pensar e no agir que reverberam ao longo de todo o semestre. Apostando nas conexões entre a Matemática e a Arte, no encontro de ideias, nos laços afetivos estabelecidos e na construção colaborativa de novas experiências.

Programação:

A programação contará com exposições artísticas, atividades lúdicas e apresentações culturais. Além disso, o festival trará o artista Antônio Peticov, que participará de uma roda de conversa com os participantes do evento. Pintura, escultura e instalações são alguns exemplos do seu trabalho, apresentando assim uma produção diversificada. Em seus quadros, destacam-se os efeitos luminosos e a utilização de cores intensas. Os conceitos de proporção, como a sequência de Fibonacci e a Seção Áurea, dão rigor arquitetônico ao mundo deste artista, que se especializou em Geometria Sagrada e na Seção Áurea, trazendo ao seu trabalho um forte caráter matemático. Dentre as suas esculturas, a “Fibonacci’s Small Monument”, de 1981, “Desenvolvimento da Seção Áurea” de 1986 e “Imanência da Seção Áurea” de 1989 são algumas que retratam o seu gosto pela matemática.

O Festival é aberto a comunidade e contará com diversas atividades, além do lançamento do E-book produzido pelos discentes e colaboradores da disciplina Matemática e Arte.

Serviço:

Evento: Festival Matemática e Arte