Em 2017, foi criado o PPGCIMES-UFPA (Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior), ofertando o curso de Mestrado Profissional em Ensino, com a proposta de ser um dos agentes de transformação da sociedade dentro de um cenário, regional e nacional, de déficit no ensino-aprendizagem.

Tal cenário, ao mesmo tempo em que apresenta crescimento no uso de tecnologias digitais, não traz o mesmo desempenho exponencial em índices de qualidade de ensino. Assim, o Programa, em consonância com a missão institucional da UFPA (Universidade Federal do Pará), veio para contribuir com a reconfiguração dessa realidade, empregando a criatividade, a inovação e o uso das tecnologias da informação e comunicação na resolução de problemas reais de ensino-aprendizagem no âmbito do Ensino Superior.

Considerando esse contexto, nos dias 26 e 30 de abril, o PPGCIMES vivenciou um dos momentos mais importantes de sua trajetória, ao iniciar as Defesas de Dissertação da primeira turma do Programa. Nesse período, dois discentes se tornaram os primeiros Mestres em Ensino formados pelo PPGCIMES-UFPA. As dissertações apresentadas, por se tratarem do resultado de um mestrado profissional, apresentam a proposição de produtos educacionais desenvolvidos pelos discentes, junto a seus orientadores, para trazer soluções aplicadas a realidades concretas (saiba mais na seguinte matéria: http://bit.ly/2PIainN). Ambas defesas ocorreram no auditório Enrique Campbell, do Instituto de Geociências (IG) da UFPA.

As primeiras Defesas

A primeira dissertação defendida foi a da discente Glenda Quaresma Alves, no dia 26 de abril, às 9h30, com o título “Glicoliseum: simulador em ambiente de realidade virtual para o ensino da primeira fase da respiração celular”, orientada pelo prof. Dr. Dionne Cavalcante Monteiro. A, agora, primeira Mestra formada pelo Programa, fala um pouco de sua experiência:

"Quando ingressei no PPGCIMES, estava recém-formada na Licenciatura em Biologia e me foi apresentado um programa novo, que propunha Criatividade e Inovação e me permitiria continuar trilhando o caminho do ensino e buscando melhorar o cenário educacional. Fui aprovada para a primeira turma e tive o prazer de acompanhar o crescimento do Programa, fazendo seu nome na universidade. E, assim, passaram-se dois anos de mestrado. Nesse período, cresci como profissional e pessoa, passei a valorizar ainda mais o papel do educador na formação de seus alunos, buscando estratégias diferenciadas, atrativas e inovadoras que possam se configurar de forma significativa para os estudantes. Hoje, como primeira Mestra formada pelo Programa, posso afirmar que os sentimentos que me inundam são de orgulho e gratidão. Orgulho por meu projeto, por tudo que vivenciei e aprendi nesse período, laços que formei e pelas novas portas que eu e os demais futuros mestres de minha turma estamos abrindo, representando resistência e lutando a favor da educação, ensino, pesquisa e extensão” (Glenda Alves, 2019).

Já no dia 30, também às 9h30, foi a vez de Marcelo Wilson Ferreira Pacheco, orientando da profa. Dra. Marianne Kogut Eliasquevici, apresentar o trabalho “Educação sem Fronteiras: espaço virtual de discussão sobre a atuação do pedagogo na educação não-formal”. Abaixo, Marcelo também conta um pouco de suas percepções sobre a Defesa:

“Antes de qualquer coisa, só o fato de pertencer a um programa como o PPGCIMES já é uma honra e uma satisfação enorme. Tornar-se Mestre em Ensino, hoje, no atual cenário da Educação Brasileira além de um grande feito é, também, um ato de coragem, ousadia e, por que não dizer, rebeldia?! Características que às vezes andam lado a lado com a criatividade. Sei o que esse título representa para minha carreira, minha família e pessoas que tanto estimo, e também sei das responsabilidades que ele traz. Ser um dos primeiros mestres do PPGCIMES é fazer história e motivo de muito orgulho! O sentimento de pertencimento a este Programa é até mais forte agora, pois sei que é chegada a hora de dar frutos” (Marcelo Pacheco, 2019).

O desafio está apenas começando

As primeiras Defesas do PPGCIMES ocorrem simultaneamente a momentos de incerteza e insegurança em relação à educação, à pesquisa e ao próprio funcionamento das Universidades públicas. Os primeiros mestres a serem formados pelo Programa se unem, por exemplo, ao contingente de 1.111 mestres titulados anualmente pela UFPA (Ano Base: 2017), os quais iniciam suas trajetórias acadêmicas em busca da proposição de contribuições para a sociedade, seja por meio da pesquisa básica ou aplicada. Tal momento não deve ser de desesperança, mas de fortalecimento de ideais e metas.

A atual coordenadora do Programa, profa. Marianne Eliasquevici, traz as suas reflexões sobre o momento vivido, anunciando, também, o começo de uma importante caminhada.

“Hoje, a minha sensação com as duas primeiras defesas já é, de certa forma, de dever cumprido. No momento que a gente tem a educação sendo colocada em cheque nesse país, ter a universidade colaborando com produtos factíveis e que possam solucionar problemas reais na educação é algo muito significativo. Estamos mostrando o quanto é importante contribuir para melhorar a educação e o ensino nesse país. Então, como coordenadora, estou muito feliz de ver esses alunos que a gente viu entrar, estarem fazendo as suas defesas. O Programa já começa a mostrar a que veio, começa a dar respostas. E eu só posso desejar sucesso aos que ainda virão” (Profa. Marianne Eliasquevici, 2019).

A partir da próxima semana, as Defesas de Dissertação da primeira turma continuam. Neste primeiro momento, já estão marcadas 12 defesas, que serão divulgadas pelo site do Programa. Os produtos, em breve, também estarão disponíveis para acesso.