Na próxima quinta-feira, dia 24 de junho, serão realizadas duas Defesas de trabalhos de conclusão elaborados por discentes da terceira turma a ser formada pelo curso de Mestrado Profissional em Ensino, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ambas serão realizadas de modo on-line, por meio de salas de webconferência. Confira o calendário.

Por conta da natureza teórico-prática do curso, voltado para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao ensino-aprendizagem, serão apresentadas nas defesas não somente as Dissertações, mas, também, os Produtos Educacionais que as mesmas originaram.

Pela parte da manhã, às 9h, a discente Djanira de Oliveira Leal, orientada pelo prof. Dr. Marcos Monteiro Diniz, defenderá a dissertação intitulada “Metodologias Ativas em Contexto Universitário: desenvolvimento de um curso de capacitação voltado para docentes do Ensino Superior”.

A proposta da pesquisa foi a de conceber um curso de capacitação em metodologias ativas para fomentar a utilização destas entre as estratégias de ensino desenvolvidas por docentes da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Assim, o produto educacional apresentado será o “Desenho Pedagógico (DP) do curso Metodologias Ativas para Contextos Universitários: estratégias didáticas favoráveis à aprendizagem inclusiva e significativa”, abrangendo toda a estrutura da proposta.

A banca contará com a presença do prof. Dr. João Mattar (PUC/SP) e da profa. Dra. Janae Gonçalves (UFRA) como examinadores externos, bem como com a profa. Dra. Fernanda Chocron Miranda (PPGCIMES) como examinadora interna.

Já durante a tarde, às 15h, será a vez do discente Ivanilton Ferreira, sob orientação da profa. Dra. Arlete Marinho Gonçalves e coorientação da profa. Dra. Maria Ataide Malcher, que apresentará a dissertação “Minidicionário Digital da Língua de Sinais Munduruku: uma contribuição para as licenciaturas na disciplina LIBRAS e Educação Especial”.

O produto educacional “Minidicionário Digital da Língua de Sinais Munduruku”, que deverá ser disponibilizado em formato de e-book, registra 59 sinais-termos usados por surdos da etnia Munduruku no estado do Pará. O propósito é o de contribuir no processo formador de professores de licenciatura, por meio da aquisição e/ou apropriação da Língua de Sinais utilizada pela comunidade Munduruku da aldeia Karapanatuba, localizada no município de Jacareacanga (PA).

A banca de avaliação será constituída pelo prof. Dr. Raimundo Nonato de Pádua Câncio (UFNT e PPGFOPRED/UFMA) e pelo prof. Dr. Elielson Ribeiro de Sales (PPGECM/UFPA), na condição de examinadores externos, e pela profa. Dra. Fernanda Chocron Miranda (PPGCIMES) como examinadora interna. A defesa será acessível em LIBRAS, a partir do apoio da Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess) da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) da UFPA.

Em breve, serão divulgadas as datas e demais informações das próximas defesas do Programa.