Está disponível no YouTube, por meio do link www.bit.ly/ppgcimes2021, a Aula Inaugural 2021 do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), ministrada pelo professor Dr. João Mattar, no dia 14 de junho, com o tema Metodologias de Pesquisa para Metodologias de Ensino-Aprendizagem.

Na Aula, o docente, que é referência no debate sobre metodologias ativas e inovação em processos de ensino-aprendizagem no Brasil, tratou sobre a adoção de métodos mistos para pesquisas no Ensino Superior. Para isso, caracterizou como abordagens metodológicas qualitativas e quantitativas de pesquisa podem ser combinadas entre si e com diferentes metodologias ativas nas pesquisas em educação. Foram discutidos, também, temas relacionados a educação a distância, ensino remoto emergencial e blended learning.

João Mattar, atualmente, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entre outras instituições. Os slides de sua Aula foram disponibilizados no seguinte link: https://pt.slideshare.net/joaomattar/aula-inaugural-2021-do-ppgcimesufpa.