A egressa da Turma 2018 do PPGCIMES-UFPA, Adriana da Conceição Barros do Rosário, teve uma proposta aprovada para financiamento pelo Edital STEAM TechCamp Brasil 2021. A iniciativa é da Embaixada dos Estados Unidos (EUA) no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

O edital lançado pelo Programa teve como foco apoiar propostas de implantação de práticas educativas inovadoras de STEAM. Nele, foram contempladas propostas de 14 estados brasileiros, sendo a de Adriana a representante do Pará. Assim, no período de 8 a 12 de fevereiro, a egressa do PPGCIMES esteve entre os 60 professores e gestores educacionais selecionados, nacionalmente, para participação no programa STEAM TechCamp BRASIL 2021, representando a rede estadual de ensino, pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto Corrêa, localizada no município de Bragança (PA).

O objetivo do referido programa é o de estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEAM nas redes públicas de educação básica do Brasil.

As demais propostas aprovadas no edital podem ser conferidas aqui.

Iniciativa aprovada - O projeto de Adriana tem como foco a formação de professores para a aplicação da abordagem STEAM no estado do Pará e a realização de campeonato de robótica com o objetivo de levar os professores a experimentar, de forma prática, os conceitos estudados ao longo da formação.

“Submeter esta proposta foi desafiador, pois exatamente no período em que iríamos começar a escrever, perdi para a Covid-19 minha colega de trabalho participante do Programa Steam Techcamp Brasil 2021 e coordenadora do Núcleo de Tecnologia de Bragança, a Profa. Ma. Socorro Braga. Naquele momento, reuni forças, revisitei o conteúdo estudado na formação e nas disciplinas obrigatórias que cursei no PPGCIMES, coloquei em prática as habilidades desenvolvidas no programa, como a escrita e a sistematização de processos educacionais e inovadores. E, para nossa alegria, a proposta foi aceita e será aplicada de setembro a dezembro de 2021. Gratidão à equipe da CTAE/SEDUC/PA e aos colegas de trabalho do NTE Bragança pela oportunidade de participar do programa e contribuir com a educação no estado do Pará”, compartilha Adriana.

Para a egressa, o fato de ter realizado o curso de mestrado no PPGCIMES/UFPA e desenvolvido o trabalho de pesquisa com linguagem de programação Scratch, intitulado Scratch para professores: proposta de construção de objetos de aprendizagem, sob orientação do prof. Dr. Marcio Lima do Nascimento, foi decisivo no convite realizado pela SEDUC/PA para representar a rede estadual nesta oportunidade de formação a nível nacional.