Para os interessados(as) em realizar o próximo Processo Seletivo de ingresso no Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), a coordenação do Programa compartilha informações sobre Exames de Proficiência que estão com inscrições abertas.

Exame de Proficiência do NUCLIN/URCA – O Núcleo de Línguas (NUCLIN) da Universidade Regional do Cariri (URCA) lançou a Chamada Pública 002/2021 – Exames Especiais de Proficiência em Línguas Estrangeiras, que oferece a realização de exames de proficiência em Inglês, Francês e Espanhol. As inscrições podem ser feitas no período de 12 de agosto a 14 de setembro de 2021, com as provas previstas para serem realizadas no dia 18 de setembro.

Os candidatos podem efetuar a inscrição mediante preenchimento do formulário de inscrição online acessado pelo link: https://forms.gle/4tvyReLyRSrzwEub9 e pagamento de taxa no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) por prova. As certificações serão dadas pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e pelo NUCLIN, da URCA.

Exame de Proficiência do DLLE/UFSC – O Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras oferece o Exame de Proficiência em Leitura (EPLE). As inscrições, no período da pandemia, podem ser feitas semanalmente, a partir das 9h de toda segunda-feira, no site: http://www.proficienciadlle.com/novo/home/index, para os idiomas de inglês e espanhol.

As provas de inglês são aplicadas às quartas-feiras e as de espanhol às sextas-feiras. Quinzenalmente, também são abertas as provas de francês, italiano, alemão e português para estrangeiros, aplicadas nas sextas-feiras. O valor do exame é de R$100,00.

É possível consultar a agenda de provas, bem como o passo-a-passo sobre como se inscrever. Dúvidas e orientações podem ser solicitadas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Inscrições encerradas:

Exame de Proficiência do CENEX-FALE/UFMG – Estão abertas no período de 2 a 4 de agosto de 2021, as inscrições para os Exames de Proficiência em Língua Estrangeira Virtuais Síncronos para Processos Seletivos de Programas de Pós-Graduação, promovidos pelo Centro de Extensão (CENEX) da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O edital completo está disponível aqui.

Qualquer pessoa pode se inscrever, incluindo quem não possui vínculo com a UFMG. A taxa é de R$180,00. Para efetuar a inscrição, acesse o seguinte tutorial.

Os exames são realizados de forma remota, na modalidade virtual síncrona, para os idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português como língua adicional - PLA (indicada para candidatos estrangeiros ou que não tenham o Português como língua materna). Para cada idioma, são ofertados exames para as seguintes áreas: Área 1: Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde; Área 2: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias; Área 3: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Área 4: Linguística, Letras e Artes.

Dúvidas e orientações podem ser solicitadas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para mais informações, acesse: https://bit.ly/3rMZsjF.