No período de 16 a 31 de agosto, serão realizados os Exames de Qualificação de mais 13 discentes da Turma 2020 do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES). Novamente, as bancas de avaliação continuarão ocorrendo on-line, por meio de web-conferência. A agenda completa pode ser conferida aqui.

Para assistir, é necessário enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., indicando o nome do(a) discente que deseja acompanhar, e solicitar o link de acesso à sala virtual, o qual deverá ser enviado pelo Programa.

O novo período de Exames começa dia 16 de agosto, com o discente Rinaldo Mescouto Filho, que às 15h apresentará o relatório intitulado “Método Plan - mapping, writing, learning: uma proposta de ensino de gêneros acadêmicos escritos para alunos de Letras Inglês”, orientado pelo prof. Dr. Marcus Araújo. Já no dia 19, às 9h, é a vez de Claudiane Amorim, orientanda da profa. Dra. Fernanda Chocron, que apresentará o relatório “Gravidapp 2.0: proposta de aplicativo educacional para a prática da enfermagem obstétrica no ensino superior”.

Na semana seguinte, dia 23, às 14h, terá vez o relatório do discente Franco Sério, sob o título “A arte de programar: um encontro criativo e inovador entre a programação científica e a arte”, com orientação da profa. Dra. Cristina Vaz. Às 9h do dia 24, será apresentado o relatório do discente Daniel Santos, com o título “Write up! Um conjunto de atividades para a escrita em inglês”, com orientação da profa. Dra. Marianne Eliasquevici e coorientação do prof. Dr. Marcus Araújo.

No dia 25, terão lugar dois Exames de Qualificação. O primeiro, às 10h, é o da discente Mayave Ribeiro, que apresentará o relatório “Newsgame aplicado ao ensino de jornalismo: uma proposta de roteiro como ferramenta para ensino e aprendizagem em disciplinas práticas”, com orientação do prof. Dr. Sandro Colferai. Logo depois, às 15h, Leidiane Rodrigues, com orientação da profa. Dra. Fernanda Chocron e coorientação do prof. Dr. Iêdo Souza Santos (PPGTEC/UEPA), apresentará a pesquisa “No caminho das novas diretrizes curriculares nacionais das engenharias: kit de artefatos para sensibilização de docentes da Universidade do Estado do Pará”.

Três Exames de Qualificação ocorrerão no dia 26. Primeiramente às 9h, com a discente Eliene Monteiro apresentando o relatório “Apps for english learning: oficinas de curadoria de aplicativos para o ensino do inglês”, com orientação do prof. Dr. Marcus Araújo. Os dois restantes serão realizados ambos às 15h. Um é o da discente Layane Aviz, orientanda da profa. Dra. Elizabeth Orofino, que apresentará “La columna rota: um recurso educacional aberto para alfabetização bilíngue na cibercultura”. O outro é o de Marília Navegante, orientanda da profa. Dra. Maria Ataide Malcher, com o relatório “Sentir e pensar a performance – performar o pensamento: tecendo em conjunt um processo poético para o ensino e aprendizagem da arte no ensino superior”.

Dia 27, mais dois Exames de Qualificação. Às 9h, o da discente Francisca Varanda, intitulado “Trilha da busca científica: guia digital interativo dos produtos e serviços da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará”, com orientação da profa. Dra. Marianne Eliasquevici e coorientação da profa. Dra. Suzana Lopes. Às 15h, é de Ana Paula Cruz, orientada pelo prof. Dr. Marcus Araújo, com o título “Tell me a story! Game cards: jogo de cartas digitais para desenvolver a comunicação oral em inglês no ensino superior”.

O discente José Henrique Silva, orientando da profa. Dra. Maria Ataide Malcher, apresentará no dia 30, às 9h30, o relatório “Programa de estágio extracurricular teórico-prático interdisciplinar de iniciação em oncologia”, o qual está sendo coorientado pela profa. Dra. Raquel de Souza Ramos (INCA/UERJ). Para finalizar, no dia 31, também às 9h30, a discente Marcele Carneiro, com orientação da profa. Dra. Fernanda Chocron, apresenta o relatório “Jogo de cartas para o ensino-aprendizagem de história da arte”.