Em sua primeira Avaliação Quadrienal da CAPES, relativa ao quadriênio 2017-2020, o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) obteve a Nota 4, conforme resultado preliminar disponibilizado aos coordenadores de PPGs na Plataforma Sucupira, no último dia 02 de setembro de 2022, e liberado para ampla divulgação em 12 de setembro de 2022, via Ofício Circular n. 51/2022 da CAPES.
A Nota 4 evidencia o reconhecimento da Área de Ensino (n. 46) no que tange ao potencial formativo do PPGCIMES em seus primeiros anos de atividades, e da sua capacidade de congregar produção científico-acadêmica com ações qualificadas de ensino e de diálogo com a sociedade. Este conceito também permite que o corpo docente do Programa inicie processos internos de avaliação e discussão a respeito da possibilidade de submeter uma proposta de Curso de Doutorado Profissional em Ensino, com autorização da CAPES.
Trata-se de uma conquista coletiva de docentes, técnico-administrativos, discentes e egressos do PPGCIMES e também do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE), unidade acadêmica da Universidade Federal do Pará (UFPA) a que está vinculado.
De forma especial, registra-se ainda o agradecimento aos(às) professores José Miguel Martins Veloso, Marianne Kogut Eliasquevici, Maria Ataide Malcher e Márcio Lima do Nascimento, que compuseram a equipe de coordenação e implantação do PPGCIMES, responsáveis, diretamente, pela elaboração dos relatórios de avaliação no último quadriênio.